Aplicado: Volkswagen VOYAGE 1.0 8V GV 06/2008 A 2012 VOYAGE 1.0 8V GVI 2013 EM DIANTE SAVEIRO 1.6 8V GV / GVI 06/2008 EM DIANTE POLO 1.6L 2002 A 2015 FOX / CROSSFOX / SPACE FOX 1.6 8V 2009 EM DIANTE GOL 1.0 8V GVI / GVII 2013 EM DIANTE GOL 1.6 8V GV / GVI / GVII 06/2008 EM DIANTE VOYAGE 1.6 8V GV / GVI 06/2008 EM DIANTE FOX 1.0 07/2008 A 2010 GOL 1.0 8V GV 06/2008 A 2012 FOX 1.0 8V 4 CIL. 2011 A 2017 GOLF 1.6 06/2009 A 2014
Marca: Mastra - VW0324C
Contém: 1 Peça
CATALISADORES MANIFOLD O que significa o termo "manifold" ?
Em inglês a palavra manifold significa coletor, ou seja, coletor dos gases de escape do motor. Conforme a legislação de emissões foi evoluindo através do tempo, a necessidade de melhorar a eficácia de conversão de gases tóxicos dos catalisadores foi aumentando. Além de aperfeiçoamento das tecnologias de aplicação dos metais preciosos, na fabricação dos substratos cerâmicos dentre outras, houve também a necessidade de aproximar os conversores catalíticos do compartimento do motor visando acelerar o início das reações químicas (start off). Essa necessidade fez com que os conversores catalíticos se incorporassem aos coletores de gases de escape do motor nascendo assim os modernos catalisadores "Manifolds".
A MASTRA desenvolve os manifolds através de sua Engenharia de Projetos e Produtos sempre preocupada com a alta performance de seus produtos, garantindo altos níveis de conversão de gases, sem comprometimento dos níveis de contrapressão, mantendo a originalidade do sistema genuíno e atendendo a legislação vigente.
Como funciona? O catalisador Manifold constitui-se normalmente por tubos coletores em aço inox, que transportam os gases da combustão em alta temperatura diretamente ao núcleo cerâmico do catalisador. Todos os manifolds ficam instalados dentro do compartimento do motor, exigindo do instalador, conhecimento e habilidade para diagnóstico e substituição da peça. Normalmente possuem conexões para fixação de heat shields (defletores de calor), que protegem componentes periféricos das altas temperaturas resultantes da catálise.
A fabricação dos manifolds exige grande complexidade no projeto, pois qualquer desbalanceamento no fluxo dos gases pode prejudicar o desempenho do núcleo cerâmico, resultando em perda de conversão.
Outro detalhe a se respeitar, é o posicionamento da sonda lambda, cuja função é monitorar a queima dos gases e a conversão do catalisador. Posicionamentos errados, podem causar a desregulagem da injeção eletrônica.
O princípio de conversão dos gases tóxicos é o mesmo dos conversores catalíticos convencionais:
O núcleo cerâmico do catalisador é impregnado dos metais preciosos como Rádio, Platina e Paládio. Os gases tóxicos provenientes da combustão do motor reagem quando em contato com os metais preciosos numa reação termoquímica conforme abaixo:
Reações químicas que ocorrem dentro do catalisador automotivo:
2CO + O2 = 2CO2: Monóxido de carbono mais Oxigênio convertidos em Gás carbônico; 2C2H6 + 7O2 = 4CO2 + 6H2O: Hidrocarboneto mais oxigênio convertidos em Gás carbônico e água; ?2NO2 + 4CO = N2 + 4CO2: Dióxido de nitrogênio mais Monóxido de carbono convertidos em Gás nitrogênio e Gás carbônico.
Desde abril de 2010, todos os conversores catalíticos, ou catalisadores, comercializados no Brasil devem estar homologados pelo INMETRO e devidamente identificados com a logomarca do órgão no corpo do produto. A MASTRA foi a primeira a ter TODA linha homologada pelo INMETRO