O retentor do pinhão para as motos Honda CB400, NX400 Falcon, CB450 e CBR450 é um componente essencial para a colocação da saída secundária do motor, onde está localizado o pinhão da corrente de transmissão.
Especificações do Retentor do Pinhão
Impede o vazamento de óleo da tampa lateral do motor, onde o eixo secundário (eixo do pinhão) gira em alta rotação.
Protege contra entrada de sujeira e impurezas que podem causar desgaste no sistema de transmissão.
Material:
normalmente fabricado em borracha nitrílica (NBR) com reforço metálico e mola interna para melhor colocação.
Pode haver versões em fluorelastômero (FKM) para maior resistência térmica e química.
Dimensões (Exemplo Padrão, confirme para cada modelo específico):
Diâmetro Interno: Aproximadamente 30 mm
Diâmetro Externo: Aproximadamente 47 mm
Altura: aproximadamente 7 mm
Temperatura de Trabalho: Suporta temperaturas entre -40°C e +120°C , podendo variar conforme o material.
Resistência: Projetado para suportar exposição contínua a óleo de avanço e altas rotações do eixo secundário.
Sinais de Desgaste e Necessidade de Troca
Vazamento de óleo na região do pinhão.
Sujidade excessiva acumulada próximo ao retentor.
Folga desgaste ou desgaste do eixo do pinhão.
Presença de rachaduras ou deformações na borracha do retentor.
Para garantir a colocação ideal e evitar danos ao motor e à transmissão, é utilizar retentores de qualidade e, preferencialmente, peças originais ou de marcas reconhecidas, como Corteco, Sabó ou NOK .